segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Feliz dia do Psicólogo!

Hoje, 27 de agosto de 2012, nós psicólogos, sempre em formação, comemoramos 50 anos de regulamentação da profissão! Fico muito feliz em ter escolhido essa carreira para minha vida. Durantes as experiências que tive (e que ainda vou ter, por um período maior que o esperado, graças ao governo que não negocia a greve dos professores federais) através de extensões, estágios, congressos, organizações de evento e vivências, pude perceber o quanto ser psicólogo é mágico! É muito bom poder ajudar as pessoas de um modo especial, onde aconselhar é diferente de dar conselho.

Dentre as várias possibilidade de práxis em Psicologia, as que mais me encantam são a clínica e o trabalho junto a usuários de serviços públicos de saúde, principalmente relacionados mais intimamente com a Saúde Mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na clínica, a abordagem com que mais me identifiquei e que escolhi para estudar e me especializar, foi a Gestal-terapia, fundada pelo alemão Perls. Como um professor meu disse algumas vezes, é interessante que você escolha a abordagem que mais se encaixe com seu conceito de homem e de mundo. E a Gestalt-terapia foi a que mais se assemelhou ao meu olhar de mundo e de homem. Mas acredito que todas as abordagens merecem respeito, e é o que infelizmente falta em muitos lugares. São modos diferentes de perceber as coisas, não há uma única certa, ou errada: são apenas distintas.

Quero desejar um feliz dia do psicólogo para todos, em especial aqueles com que compartilhei momentos de construção de saberes, seja conversando sobre as Psicologias, ou sobre coisas adversas, que me ajudaram e me ajudam a me tornar a psicóloga em formação que sou!

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário