quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pincéis de Maquiagem: é necessário tê-los?

Nem todos os pincéis de maquiagem são necessários para que nós tenhamos um bom resultado na make up.  Mas alguns são essenciais para que a maquiagem tenha um bom acabamento, deixando-a mais natural. Para isso, é bom investir em pincéis de boa qualidade, já que geralmente os que tem uma qualidade menor tem cerdas mais duras, que acabam se soltando em um curto período de tempo, e ao invés de deixar o acabamento mais natural, acabam por deixar a maquiagem cheia de marcas.


Vou falar agora sobre alguns pincéis e suas funções, e se acho eles importantes ou não para estarem na necessaire de alguém que não seja maquiador profissional!

Para Base:
É um pincel achatado, arredondado nas pontas, sendo mais utilizado com bases líquidas, mas pode ser também utilizado com bases compactas. Deixa a aplicação do produto mais uniforme, e portanto, mais natural. Eu ainda não tenho esse pincel, a base que eu uso é compacta, e acho melhor aplicá-la com a esponjinha mesmo! Mas vou comprar uma base líquida, que é mais leve que a compacta, e junto, comprarei o pincel para ver e comparar os resultados (ser revendedora avon tem seus benefícios ;p). O jeito mais adequado de usar o pincel é espalhando a base do centro para fora do rosto e de cima para baixo, e após a aplicação, dar leves batidinhas com os dedos, para fixar melhor o produto.

Para Corretivo:
De formato achatado e com cerdas menos flexíveis, ele é usado para espalhar o corretivo sem marcar. Na paleta que comprei da avon de corretivos coloridos veio um pincelzinho, um pouco diferente desse, e o acabamento fica interessante. Mas não vi muita diferença entre usar o pincel e espalhar com o dedo. Tanto que o corretivo em bastão que tenho mais próximo do tom da minha pele, aplico dando leve batidinhas com o dedo e para mim, o resultado fica bom. Mas pretendo comprar um corretivo líquido, e suponho que o acabamento fique melhor com o pincel mesmo!



Para Pó:
É um pincel com forma arredondada, meio gordinho e bem maleável. Ele espalha o pó facial sem deixar que ele se acumule em determinados pontos do rosto. Eu considero importante ter ele justamente por isso, pois fica bem mais natural! Uso primeiro tirando o excesso, dando uma leve batidinha no pincel depois que o passo no pó, e depois aplico no rosto com movimentos circulares. Uso o da avon, porque enfim, sou revendedora e ele vem com desconto para mim ;p Mas acho que ele tem uma boa qualidade e vale muito a pena tê-lo. É bem nítida a diferença de passar o pó com o pincel!

Para Blush:
Esse na minha opinião é um dos que mais fazem diferença! Um bom pincel para blush dá um acabamento perfeito. Existem dois tipos: o mais arredondado e o chanfrado. O primeiro não deixa o produto muito marcado e é ótimo para realçar as maçãs do rosto sem que você fique com cara de palhaça. Já o segundo é mais usados para aqueles truques de maquiagem que afinam o rosto e para maquiagens mais intensas. Em ambos os casos, é muito importante que se tire o excesso do produto no pincel antes de aplicá-lo no rosto. O que eu uso também é da avon, e acho ele muito bom! Melhor do que aqueles menores que vem junto com o blush sem sombra de dúvidas!

Duo Fiber:
Esse eu não uso, pois não acho tão necessário assim, principalmente se você já tem os outros tipos de pincéis. É composto por dois tipos de fibra: sintética (fibra óptica) e natural. Serve para deixar a cobertura da maquiagem bem leve, podendo ser utilizado na aplicação de base, pó e até mesmo blush. 

Kabuki:
É aquele pequenininho, bem compactozinho, que serve tanto para passar o pó, quanto para o blush. É dispensável, se você já tiver os pincéis já citados.

Para Sombra: 
Com cerdas macias e curtas, pode ser arredondado, para a aplicação uniforme e suave da sombra no côncavo do olho, ou mais achatado, que esfuma melhor e deixa o olhar mais profundo. Eu acho super importante ter uma pincel para sombra! Geralmente os que vem são aqueles de esponja, que também são importantes na aplicação de sombras e pigmentos. Aplico primeiramente a sombra com a esponja e depois esfumo com o pincel e acho que o efeito fica bem legal!

Chanfrado:
Tem cerdas curtas e bem durinhas e serve para aplicar sombra na sobrancelha para a correção de falhas, onde o efeito fica mais natural que o uso do lápis. Também é usado para delinear os olhos. Não acho ele necessário, dá para fazer uma boa maquiagem sem o seu uso. É o mais dispensável, na minha opinião.


Lábios:
É o mais fininho de todos, achatado e pontudo, com cerdas alongadas. Utilizado para contornar e passar o batom. Eu o uso com meu batom vermelho, já que ele é muito fácil de borrar. Dá um acabamento muito bom, melhor do que passá-lo diretamente nos lábios! Mas para quem não tem esse tipo de batom, que borra com muita facilidade, ele é dispensável.


Leque/Fan:
É um pincel em forma de leque, sendo utilizado na finalização da maquiagem. É usado para retirar os resíduos e excessos dos produtos. Também serve para aplicar o iluminador, deixando o resultado bem leve e natural. Eu gosto de ter ele, porque sou um pouco desastrada, e acho a função dele de "vassourinha" bem útil para mim!



Como lavar os pincéis
É muito importante lavar os pincéis no mínimo a cada 15 dias. Eles podem ser lavados com xampus (aqueles de bebê) e sabonetes neutros. Misture o xampu ou sabonete com água na palma da mão e vá fazendo movimentos circulares com o pincel suavemente. Vá trocando a água até que ela fique limpa. Se quiser deixar as cerdas macias, passe também um condicionar desses de bebê, neutro. Tome muito cuidado para não molhar a base do pincel, onde fica a cola, pois ela pode amolecer e as cerdas acabarem se soltando. 


Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário