terça-feira, 11 de setembro de 2012

Moda: Peplum

Nos anos de1940, Dior e o New Look ditaram a moda do foco na cintura, que agora, volta com o peplum, que é um babado que fica posicionado um pouco acima dos quadris, e pode vir em blusas, casacos, jaquetas, saias ou vestidos. Apesar de o foco ser na cintura (para mim é mais nos quadris mesmo, mas tudo bem), o peplum dá um certo no volume no quadril. Mas todo mundo pode usar! Quem não gosta ou não quer chamar atenção para a região dos quadris, deve evitar aquele peplum mais aberto, optando por algum mais discreto.
Eu querooooo! *-*
Já disse em posts anteriores que se você quiser "transgredir" as regras da moda, pode sim! Só é bom que você se sinta bem e realmente passe a mensagem que você queira passar (por exemplo, há quem ache que está sexy, mas na verdade, está vulgar - o que é bem diferente). Apesar disso, vou dar algumas dicas que pesquisei para quem quer valorizar as suas curvas ou disfarçar a silhueta.
Juliana Paes mesmo com quadril largo usou peplum mais abertinho e ficou linda!
Para quem tem o corpo tipo ampulheta (o famoso corpo violão), pode usar peplum discretos e em peças mais retas, para que não haja muito contraste entre cintura e quadril. 

Para quem tem o corpo do tipo triângulo, é mais indicado que use o peplum nas peças de cima, como blusas, casacos, jaquetas... Mas se quiser usar em saia ou vestido, opte por peplum chapado.

Já as que tem o corpo do formato triângulo invertido, pode usar peplum à vontade! Ele vai ajudar a equilibrar o look, já que vai conferir volume ao quadril, que nesse tipo de corpo, é mais estreito que os ombros.

Mulheres com corpo oval, ou que estão acima do peso, podem optar pelo peplum chapado e em corte diagonal. Também é legal que o tecido seja daqueles que não armem. Eu acho os cortes diagonais mais interessantes que os retos, acho que fica mais fashion!

Mulheres que tem o corpo do tipo retângulo, podem ganhar curvas com roupas com peplum marcante. E se quiser que o efeito fique mais forte, pode usar um cinto na região da cintura, marcando-a, o que dá a ilusão de uma cintura mais fina (moda também é ilusão de óptica ;p)!

No geral, opte por peças mais sequinhas e acessórios mais discretos, quando você for usar blusas, saias ou vestidos com peplum. Pessoas mais baixinhas como eu podem optar também por looks monocromáticos, já que o peplum divide a silhueta, o que nos achata visualmente.
É só escolher o modelo que mais se adequar ao seu corpo!

Eu acho que o peplum deixa o visual mais romântico e/ou elegante. Eu ainda não tenho nenhuma peça assim, mas estou pensando em adquirir uma blusinha com esse detalhe, bem discreta. Apesar do meu quadril não ser tão largo, não me sentiria confortável com uma peça que aumentasse eles visualmente!
Blusa com peplum: não é lindinha?!
É bem legal ver que a moda sempre se reinventa: sempre fazem releituras do que se usava antigamente, adaptando para os dias de hoje. 

O sites que pesquisei para fazer esse post foram o Just Lia e o da Isabella Fiorentino. Para quem quiser ficar sempre por dentro do mundo da moda e saber como usar as tendências, recomendo!

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário