sábado, 25 de maio de 2013

Enfim, Psicóloga!

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante."
Antoine de Saint-Exupéry - O Pequeno Príncipe

Após pouco mais de cinco anos, enfim posso dizer: sou psicóloga! \o/


Não vou dizer que foi fácil. Foi muito difícil. Ainda mais sendo de uma das primeiras turmas de um curso novo de uma universidade federal. Enfrentar greves, falta de estrutura e professores só deixou esse momento com um gostinho de satisfação a mais. Gostinho de "Uhu! Eu consegui!"!

A sensação que a formatura proporciona é muito interessante. É uma miscelânea de sentimentos e emoções! É uma mistura de ansiedade em relação ao que estar por vir (empregos, mestrado, etc.), alegria por  ter cumprido essa etapa na vida, saudade dos amigos, mestres e colegas... Enfim, é muita coisa junta e misturada! ;p

Aproveito aqui para agradecer a todos que fizeram parte desse ciclo da minha vida: família, namorado, amigos, familiares, professores, colegas, profissionais e aos clientes/pacientes/usuários com quem tive contato durante minha formação. Muito obrigada por me ajudarem a construir a psicóloga que sou hoje! =)

Agora é correr atrás de especializações, emprego, mestrado, etc. Sempre tendo em vista que a gente sempre está em formação, sempre temos o que aprender. Também, de vez em quando, matar a saudade via facebook ou skype dos amigos que seguiram para outras cidades e torcer por eles.

No momento, estou me dando férias, porque fazer a monografia não foi fácil pra mim (acho que pra ninguém) e também devido a greves e outros fatores, estou sem umas férias decentes desde 2011.1. E cuidar de si é primordial para poder cuidar do outro, certo? ^^

Dentre as inúmeras abordagens que a Psicologia possui, a que mais me encanta e que escolhi para nortear minha prática é a Gestalt-Terapia, proposta pelo alemão Fritz Perls. A chamada oração da Gestalt-Terapia me faz refletir sobre as nossas relações e como lidamos com elas. Acho ela muito poética! Então, para encerrar este post, aqui vai ela:

"Eu faço as minhas coisas, você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas
Você é você e eu sou eu
E se por acaso nos encontrarmos, é lindo
Se não, nada há a fazer"
Fritz Perls

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário