quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Música: Pearl Jam

Com o fim da greve dos docentes das universidades federais e as minhas aulas práticas (tão emocionantes e difíceis =p) na auto-escola, ficou um pouco complicado para postar alguma coisa por aqui. Meu tempo está super corrido, e eu, bem cansada! Mas vou escrevendo sempre que tiver um tempinho! ^^

Fiquei muito feliz com a notícia que o Pearl Jam vem ao Brasil em 2013, mesmo sem eu poder ir ao show! =p Eles vem para o festival de música Lollapalooza, junto com o The Killers, Queens of the Stone Age, Black Keys, Franz Ferdinand, entre outros. O festival acontece nos dias 29, 30 e 31 de março de 2013!


Então, vou falar um pouco sobre essa banda que gosto tanto (em outros posts falarei de The Killers, Queens of the Stone Age e Franz Ferdinand, que também adoro)! Pearl Jam é uma banda americana de rock alternativo/grunge da década de 1990, que tem como vocalista Eddie Vedder.

Do seu primeiro álbum de sucesso, Ten, saíram canções de grande sucesso como "Alive" e "Jeremy". Eu gosto muito da música e do clipe da Jeremy. A letra foi inspirada em dois casos reais de suicídio, então o vídeo é bem sombrio, mas muito bem feito. O clipe se inicia com algumas manchetes de jornais, e logo após, mostra Jeremy fazendo alguns desenhos. No clipe, são alternadas cenas da banda (principalmente do vocalista) e cenas com Jeremy. Também são mostradas algumas frases e palavras, como numb, disturb, problem, ignored, harmless, além do versículo da Bíblia Gênesis, 3:6. Podemos dizer que ele não tem um bom relacionamento com seus pais e com os colegas da escola, sendo um jovem bem isolado. Na cena final, Jeremy se mata na frente dos colegas.


Esse vídeo causou bastante polêmica por tratar de um assunto bem delicado: o suicídio. O clipe foi editado e a cena que Jeremy põe a arma na boca, foi cortada, o que pode dar a impressão, na versão editada, que ele atirou também em seus colegas. Após os frequentes casos de suicídio e tiroteios em escolas americanas, raramente o clipe é transmitido pelas emissoras de música. A versão sem cortes pode ser vista aqui.

Outra música que adoro é a Last Kiss, de Wayne Cochran. A versão do Pearl Jam dessa música é muuuuuito boa! A música foi escrita inspirada em um trágico acidente de carro onde três jovens vieram a óbito. A letra da música conta a estória de um casal que sofre um acidente de carro, onde a moça morre, e ele acredita que tem que ser um bom moço para reencontrá-la quando morrer. Outra versão que eles fizeram que gosto muito é a Soldier of Love.
Last Kiss:

Soldier of Love:


Gosto também das músicas Daughter, Black, I Am Mine... Entre as músicas mais recentes, gosto muito da The Fixer, do álbum Backspacer. Enfim, muitas pessoas comparam Pearl Jam ao Nirvana, por ambas terem surgido na mesma época e serem grunge. Acho que as duas bandas são muito boas e que nós que gostamos de rock só temos a ganhar em ouvir suas músicas, afinal, são músicas de ótima qualidade!

Beijos e até mais!

2 comentários:

  1. Eu gosto muito de Yellow Ledbetter e do primeiro álbum solo do Eddie Vedder.
    (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui atrás do álbum solo dele... Acho que vou aproveitar que a minha internet está boa esses dias e baixar pra ouvir! ;)

      Excluir