Não sou uma expert em maquiagem, aliás, estou bem longe de ser! Considero-me uma iniciante neste mundo das makes. Sempre fui de usar somente o que eu considero básico: rímel, lápis preto e batom ou gloss. Somente depois que entre na universidade que comecei a usar com mais frequência outros produtos (base, pó, sombra, etc.). Para não ficar somente nesse básico e não cometer erros catastróficos, vivo acessando blogs e vídeos sobre o tema (até já fiz um post sobre alguns blogs que gosto, mas descobri outros que tô amando e qualquer dia, faço outro post com eles). Percebi que nesses blogs, além das inúmeras resenhas de produtos que fico só sonhando em ter, eles sempre trazem algumas coisas fundamentais para uma boa maquiagem.
O segredo de uma boa maquiagem, de acordo com muitos maquiadores e blogueiras que escrevem sobre o tema, é uma pele bem preparada. Além de escolher um primer de boa qualidade, assim como a base e o pó, nós podemos dispor de alguns truques. Um deles é o contorno facial, que não só "emagrece", mas também define os traços do rosto. Como a base deixa o tom da pele do rosto bem uniforme, ela acaba tirando os contornos naturais que ela tem. Então, é interessante que a gente faça esse "artificial", porque realmente faz diferença. O rosto fica mais bonito com um contorno e uma iluminação bem feitas.
O contorno pode ser feito com algum produto que seja no máximo dois tons mais escuro que a pele do rosto, podendo ser basé, pó, bronzeador, blush, ou até mesmo sombra. Minha maquiadora oficial, Tchesca Véras, usa um pó da linha Color Trend da Avon. O resultado fica bom, dura bastante, bem natural, e o melhor: é bem baratinho. Outra opção mais baratinha que vejo algumas blogueiras falando é um pó bronzeador da Vult. Para quem não tem grana pra comprar MAC e afins, tá ótimo!
A Karen, do MAC Maníaca, aconselha a evitar o contorno no dia-a-dia, deixando para usar ele em ocasiões especiais e pela noite, pela menor luminosidade e tal. Mas caso você queira usar o contorno facial durante o dia, é aconselhável fazer somente o contorno sob o queixo, para disfarçar a famosa papada, e também o contorno abaixo da aplicação do blush, que tem a função de "afinar o rosto". O cuidado fica na aplicação: a quantidade deve ser mínima e muito bem esfumado, muito bem meeeesmo!
Então... Como fazer o contorno? Bom, vamos por partes. Vou fazer uma apanhado dos melhores truques que vi por aí e também do que funciona pra mim!
Para afinar o rosto, é melhor um pó ou blush sem brilhos, um ou dois tons acima do tom da sua pele. Aí é só você fazer um biquinho (no estilo duckface, mas sem tirar foto desse momento, please) e aplicar o produto logo abaixo do osso das maçãs, na diagonal. Aí esfuma bem, pra ficar mais natural. Para finalizar com chave de ouro, aplica blush normalmente e o iluminador acima do local onde você passou o blush.
Para afinar o nariz, o legal é fazer com uma sombra marrom opaca, um ou dois tons acima do seu tom de pele natural, e um pincel pequeno. Aí é só fazer um risco lá do canto interno da sobrancelha até o começo do seu narizinho. Esfuma bem (sempre) que é pra não ficar na cara que você usou sombra pra afinar o nariz, que é pra dizer "É tudo natural, amiga!" =p Se desejar, pode colocar iluminador na pontinha do nariz (só faça isso se você fizer o contorno do nariz, pois só com a aplicação do iluminador, dá a impressão de que o nariz é maior ou mais largo).
Para usar o contorno na testa, esfume o produto escolhido iniciando pela raiz dos fios e descendo 2 dedos na testa. Esfume muito bem.
Aqui vão quatro vídeos sobre como fazer o contorno. O primeiro está em inglês, mas dá pra entender pela imagem o que fazer! Já o segundo, é da linda Camila Coelho, que sabe tudo e mais um pouco sobre maquiagem! Nesse vídeo, ela fala de contorno facial, blush e iluminador. O terceiro é da Alice Salazar, que eu adoro! Também tem esse vídeo aqui, do site da Contém 1g, que é rápido, mas que tá bem explicadinho, com uma qualidade boa.
As meninas do Starving fizeram um post sobre contorno facial e cada tipo de rosto. Eis aqui a imagem que as meninas fizeram para ilustrar:
Algumas dicas para o contorno são aplicar uma camada bem fininha de pó translúcido sobre a base especialmente onde será feito o contorno, para que não surjam manchas do produto, ajudando também na hora de esfumar. Outra dica é usar pincéis bem limpos para esfumar e escolher produtos que fiquem mais naturais no tom da sua pele. A dica principal para fazer o contorno ao meu ver é usar produtos opacos, sem brilho, e esfumar bem. O segredo de uma boa maquiagem, pelo que vejo, é saber fazer um bom esfumado (além de ter bom senso na hora de escolher as cores de base, pó, etc).
Outra coisa importante é saber onde iluminar. Tudo que é claro, aumenta e ganha destaque, assim como tudo que é escuro, disfarça e diminui. Para realçar o olhar (1), aplique o iluminador logo abaixo das sobrancelhas e no canto interno do olho. Para afinar o nariz (2) você pode aplicar no ossinho (mas só se você tiver feito o contorno, como foi dito acima). Alguns maquiadores sugerem a aplicação somente na pontinha do nariz, com muito pouco produto. Para ficar com o rosto iluminado, com cara de rica e "sou linda assim naturalmente" nas makes mais básicas, aplique o iluminador onde tem o número 3. Aplique o produto no arco do cupido (4) se quiser dar a impressão de lábios maiores ou mais carnudos. Para afinar o rosto, alguns maquiadores sugerem além do contorno, aplicar o iluminador no queixo (5) e em toda a zona T, sendo que este truque deve ser evitado se você tiver o queixo grande.
Para quem tem a pele branquinha, é recomendável iluminadores em tons de branco e prata, para as morenas, tons de bege e rosa, e para as negras, tons de bronze. Mas isso é só o recomendável. Creio eu que dá pra usar todas as cores, é só questão de ter bom senso. Para quem tem pele oleosa, é aconselhável usar iluminador em pó, devido a fixação, e evitar iluminar a área do nariz, para não acentuar a oleosidade da área.
Espero que tenham gostado do post. Procurei fazer algo explicativo e breve. Caso vocês tenham alguma dúvida, vocês podem procurar nas minhas fontes, porque com certeza elas entendem mais de maquiagem do que eu! kkk Outras fontes (além das já citadas e devidamente linkadas): 1, 2, 3, 4 e 5.
Hoje deu uma saudade dos tempos da UFPI (como se fizesse muito tempo e como se eu nunca mais tivesse pisado por lá :p)... Na verdade, a saudade maior é da convivência com algumas pessoas, com os meus amiguinhos lindos e amados. Quando a gente se forma, a gente acaba se desencontrando daqueles que foram tão próximos e tão presentes no nosso dia-a-dia...
Falar o quê sobre os inúmeros momentos vivenciados e compartilhados com eles? Só tenho a agradecer, pois cada um contribuiu da sua maneira para eu me tornar quem eu sou hoje. Risos, lágrimas, gargalhadas, abraços, aconchegos... Enfim, encontros!
Foi muito bom ter conhecido cada um de vocês, ter partilhado minha vida e ter aberto meu coração pra receber vocês, e vocês terem aberto os vossos corações pra me receber! Espero que o tempo só proporcione reencontros em nossas vidas, seja via online ou presencial (que é mais legal, não é não? Rs).
Hortência, muito obrigada por ser quem tu és! O espírito de luz (sem brincadeiras, sério) que me inspira a ser uma pessoa melhor. Uma amiga, irmã de coração, com quem pude ter inúmeras conversas terapêuticas ao lado de Mayara, minha irmã de coração piripiriense que contagia qualquer um com seu sorriso e alegria, assim como Monique, que tem a gargalhada mais contagiante que eu já ouvi, assim como um coração gigante que sabe dar o aconchego que a gente precisa! Kátya, obrigada por ser esse amor de pessoa, essa pequena gigante que tem minha admiração e carinho, assim como Maíra, nossa modelo, e que apesar de seu jeito sério, sabe demonstrar carinho e apoio nos momentos necessários. Erika e Priscilla, mostramos que por mais que existam diferenças, quando há carinho e afeto, é possível nascer uma amizade sincera. Jossane, obrigada por encher minha vida de arte! Tunai, meu futuro padrinho do meu futuro casamento, sabes que te considero como um irmão, né? Obrigada pela tua amizade, pelas conversas, por tudo! Amo vocês!
Muito obrigada por serem meus amigos e por estarem comigo, de um modo ou de outro. Como disse Antoine Saint-Exupéry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". E vocês me cativaram!
Voltando às atividades (já que me dei férias após a formatura ;p) hoje venho falar um pouco sobre um dos filmes que mais gostei de assistir!
A Ilha do Medo (Shutter Island) é um filme de 2010, com direção do Martin Escorsese. No elenco estão, entre outros atores, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley e Michelle Williams. O filme foi baseado em um livro de Dennis Lehane.
Sinopse (retirada do Adoro Cinema): 1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente em Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais dom os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tomam a situação ainda mais perigosa.
Eu gosto muito desse filme. Acho o clima de suspense que ele tem muito interessante (e também sou fã do Leonardo DiCaprio, como vocês podem ver aqui). A trilha sonora, muito boa, contribui bastante para dar esse clima (quem quiser conferir, aqui tem uma lista dizendo quais músicas são). Além do Leo (ui, tô íntima kkkkkk), os outros atores estão excelentes em suas atuações (também adoro o Mark Ruffalo desde o De Repente 30)
Esse filme é um dos meus preferidos do gênero, sem falar que adoro assistir a filmes que tratam, de um modo ou de outro, sobre a questão da saúde mental. Dá pra ficar na dúvida sobre o que é "real" ou não no filme, sobre o que é verdade ou não por lá. Acho essa dúvida que o filme deixa muito legal!
Enfim, não sei mais o que escrever sem que solte algum spoiler! kkkkk Super recomendo o filme, ele é muito bom! A parceria do Martin Escorsese e do Leonardo DiCaprio é elogiada por muitos críticos e eu, que não sou especialista em filmes, mas adoro assistir, vi alguns filmes fruto dessa parceria e de fato, pra mim são muito bons, adoro o filme Os Infiltrados!
"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante."
Antoine de Saint-Exupéry - O Pequeno Príncipe
Após pouco mais de cinco anos, enfim posso dizer: soupsicóloga! \o/
Não vou dizer que foi fácil. Foi muito difícil. Ainda mais sendo de uma das primeiras turmas de um curso novo de uma universidade federal. Enfrentar greves, falta de estrutura e professores só deixou esse momento com um gostinho de satisfação a mais. Gostinho de "Uhu! Eu consegui!"!
A sensação que a formatura proporciona é muito interessante. É uma miscelânea de sentimentos e emoções! É uma mistura de ansiedade em relação ao que estar por vir (empregos, mestrado, etc.), alegria por ter cumprido essa etapa na vida, saudade dos amigos, mestres e colegas... Enfim, é muita coisa junta e misturada! ;p
Aproveito aqui para agradecer a todos que fizeram parte desse ciclo da minha vida: família, namorado, amigos, familiares, professores, colegas, profissionais e aos clientes/pacientes/usuários com quem tive contato durante minha formação. Muito obrigada por me ajudarem a construir a psicóloga que sou hoje! =)
Agora é correr atrás de especializações, emprego, mestrado, etc. Sempre tendo em vista que a gente sempre está em formação, sempre temos o que aprender. Também, de vez em quando, matar a saudade via facebook ou skype dos amigos que seguiram para outras cidades e torcer por eles.
No momento, estou me dando férias, porque fazer a monografia não foi fácil pra mim (acho que pra ninguém) e também devido a greves e outros fatores, estou sem umas férias decentes desde 2011.1. E cuidar de si é primordial para poder cuidar do outro, certo? ^^
Dentre as inúmeras abordagens que a Psicologia possui, a que mais me encanta e que escolhi para nortear minha prática é a Gestalt-Terapia, proposta pelo alemão Fritz Perls. A chamada oração da Gestalt-Terapia me faz refletir sobre as nossas relações e como lidamos com elas. Acho ela muito poética! Então, para encerrar este post, aqui vai ela:
"Eu faço as minhas coisas, você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas